ADENDO IMPORTANTE: Após uma certa confusão aqui no post, achei que seria interessante esclarecer que pelo menos durante a pré e produção do filme nenhum animal foi mal tratado. Na contagem regressiva para o lançamento de Água para Elefantes mundial, o American Humane liberou um vídeo dos bastidores do filme. A American Humane é uma associação que garante que os direitos das crianças e dos animais não sejam violados. No vídeo (em inglês) eles falam que estavam lá TODOS OS DIAS para garantir que todos os animais fossem bem tratados (checando até mesmo a acomodação, temperatura e luz) e que a segurança dos mesmos fosse prioridade durante as filmagens. A equipe do AH mostra que deu um livrinho para a produção onde contém todas as normas de procedimentos para o uso seguro dos animais em filmes para que as mesmas sejam seguidas e para que assim a produção possa receber o selo de “Nenhum animal foi prejudicado”. Eles também mostram que os animais reagem ao comando de voz e não por gestos ou movimentos. Ao clicarem aqui vocês vão ver a página do American Humane e o tanto de filmes e séries que eles atuaram, garantindo a integridade, bem estar e os direitos dos animais. E ao entrarem no site da própria American Humane Association você podem ver na página inicial que há um post dedicado ao filme, Água para Elefantes, que fala mais detalhes sobre o tratamento que os animais receberam e que o filme definitivamente ganhou o selo de “Nenhum animal foi prejudicado.”
No set de Água Para Elefantes, do mês passado, a estrela Reese Witherspoon se aproximou tanto de sua colega de elenco paquiderme, Tai, que ela descreveu ao Los Angeles Times como ela chorou no último dia no set com o animal. Infelizmente para Tai, uma elefanta de 42 anos de idade, que também apareceu em Operation Dumbo Drop e Larger Than Life, os outros nem sempre foram tão gentis.Em uma nova reivindicação chocante, os Defensores Internacionais de Animais (ADI) alegam que Tai foi abusada em 2005, enquanto era ensinada a fazer alguns truques que ela iria apresentar em Água Para Elefantes. Para fazer o animal ficar de cabeça para baixo, os ADI disseram que ela apanhou com ganchos e levava choques dos treinadores. O grupo não só faz essas reivindicações, mas eles também alegaram ter evidências em vídeos da crueldade, as quais eles estão mandando para a equipe de produção do filme e para a Sociedade Humana Americana.
Em um depoimento, o presidente da ADI, Jan Creamer disse, “Nós estávamos desconfortáveis com a mensagem desse filme, mas quanto mais víamos as afirmações que esse elefante tinha sido tratado com amor e afeição, e que nunca foi abusado, nós percebemos que tínhamos que tirar a verdade. O público, as estrelas, e os produtores foram feitos de bobos.”
A Fox, que produziu a adaptação do romance de Sara Gruen, também divulgou um depoimento, que aponta para a data dos abusos alegados como prova de que o estúdio estava limpo de qualquer delito:
'Uma mensagem central de Água Para Elefantes é a condenação da crueldade com animais. A Twentieth Century Fox está fortemente certa de que nós demos cada passo para garantir que o filme, enquanto retratava a percepção do abuso de animais (normalmente através de efeitos digitais), desse a maior importância aos próprios cuidados e tratamentos humanos de todos os animais envolvidos na produção. A Fox e os produtores por trás de Água Por Elefantes estão conturbados e tristes pelo vídeo que está circulando, que aparentemente mostra a elefanta Tai sendo maltratada há vários anos. Nós somos fortemente contra a violência contra animais, humanos ou qualquer criatura.
A Fox é obrigada a apontar que o vídeo NÃO foi feito durante os treinos para, ou produção para o nosso filme, e nem que Tai ou qualquer outro animal artista no filme foi lesado de qualquer forma durante a produção desse filme. De fato, a organização que está circulando esse vídeo, afirma que ele foi feito em 2005, o que foi pelo menos cinco anos antes do filme iniciar a produção, e pelo menos um ano antes do livro no qual o filme é baseado ser sequer publicado. Mais ainda, um representante da Sociedade Humana Americana esteve no set e monitorou cada situação nas quais os animais foram usados e confirmou que nenhum animal, incluindo Tai, foram maltratados de qualquer forma.'
Nenhum comentário:
Postar um comentário